Quantcast
Channel: Blog de Cinema » matador de aluguel
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

LIVROS DE CINEMA – Para ler neste final de semana

$
0
0

Dicas de leituras necessárias. No conceito leia o livro, veja o filme, o blog de cinema passa a indicar as criações literárias em adaptação pelo cinema. Nesse primeiro capítulo, dois livros cujas adaptações estão em cartaz na cidade: A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, filmado por Martin Scorsese, e Drive, de James Sallis, filmado por Nicolas Winding Refn. Dois livros de ótima qualidade cujos filmes redundaram em obras expressivas e que merecem ser conhecidas: livros e filmes

Ambientado na estação de trem da Paris de 1931, A Invenção de Hugo Cabret, escrito por Brian Selznick, 45, e lançado em 2007, quando recebeu o Quill Awards e a Medalha Caldecott de Livro do Ano, chega às livrarias com o selo da Edições SM–Lafonte, mescla a narrativa ficcional com dezenas de ilustrações em mais de 500 páginas. Esse tipo de literatura pode ser enquadrado conforme o conceito de gênero manifestado por Will Eisner como “arte sequencial gráfica”.

Primo em primeiro grau do produtor de cinema David O. Selznick (1902–65), produtor de filmes célebres como King Kong (1933), de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, Nasce uma Estrela (1937), de Vincent Minelli, …E o Vento Levou (39), de Victor Fleming, Rebecca, uma Mulher Inesquecível (40), de Alfred Hitchcock, entre outros, Brian desenvolve a história na estação de trem da Paris de 1931, onde um garoto de 12 anos, Hugo Cabret, vive entre as paredes e as áreas escondidas do lugar, ajustando os relógios que nunca se atrasam entre si. Cinema, literatura, desenhos se mesclam para contar sobre os primórdios do cinema em uma história envolvente, adaptada com maestria por Martin Scorsese.

Para saber mais do autor, acesse > http://www.theinventionofhugocabret.com/about_brian_bio.htm

DRIVE

James Sallis define o seu personagem, um motorista sem nome que gostava do filme Matador de Aluguel (Road House, 1989, de Rowdy Harrington, com Patrick Swayze), em um dos diálogos brilhantes de Drive: “Eu dirijo. Você me diz onde começamos, em que direção devemos ir, para onde vamos seguir depois, em que horário. Não me meto, não conheço ninguém, não ando armado. Eu dirijo”. O romance conta a história de um homem que durante o dia é dublê de filmes de Hollywood e a noite é motorista para pessoas do submundo que precisavam de seus serviços durante assaltos. Ele conhece todas as ruas, vielas, becos, viadutos e avenidas da cidade e por isso consegue ludibriar a polícia quando o persegue. A crítica americana o tratou como uma obra “além do pulp fiction” e a sua adaptação para o cinema foi saudada como uma das melhores produções de Hollywood no ano passado.

 

Renomado crítico literário, professor de música e literatura e poeta, James Sallis, 67, mais conhecido pela série já com 6 romances policiais ambientados em Nova Orleans e cujas aventuras são vividas por detetive particular negro chamado Lew Griffin.

Há uma dificuldade imensa em se encontrar sites brasileiros de biografias de autores, sejam escritores, cineastas, atores e por aí vai… Para conhecer mais sobre o James Sallis, acesse o >
http://www.jamessallis.com/biography.html

SERVIÇO

A Invenção de Hugo Cabret
Autor: Brian Selznick
Editora: Edições SM–Lafonte
Endereço: http://www.edicoessm.com.br/
Tradutor: Marcos Bagno
Formato: 21 x 14 cm
Páginas: 533
Preço pesquisado: R$ 41,00

Drive
Autor James Sallis
Editora: LeYa
Endereço: WWW.leya.com.br
Formato: 21 x 14 cm
Páginas: 160
Tradutora: Amanda Orlando
Preço pesquisado: R$ 24,90

 

O post LIVROS DE CINEMA – Para ler neste final de semana apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images